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quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

13 dicas para escolher o sócio ideal para o seu negócio

Veja as recomendações de empreendedores para quem está em busca de um parceiro para sua empresa

Por Camila Lam

Buscar sócios para a sua pequena empresa ou startup não é uma tarefa fácil. De acordo com especialistas, o sucesso de alguns negócios está justamente na escolha certeira da sociedade. Veja as recomendações de 13 empreendedores para quem deseja buscar um sócio para a sua empresa. 

1- Tem boa convivência
Eduardo L’Hotellier, CEO e fundador do GetNinjas.com.br, encontrou os seus sócios por meio de indicações de pessoas de confiança dele. Ele marcou várias conversas antes de fechar a parceria e acredita que além do conhecimento a pessoa precisa ter uma boa convivência. “Em muitas ocasiões, você irá passar mais tempo com seu sócio do que com sua esposa ou esposo, e assim como ninguém deve casar só pela beleza, não podemos formar uma sociedade só pelo currículo do profissional”, diz. 

2- Tem os mesmos objetivos
Henrique Russowsky começou na agência digital Jüssi como único sócio, mas sabia que precisaria se cercar de sócios para fazer a empresa crescer. Para ele, complementaridade e alinhamento de objetivos são dois fatores que devem ser levados em consideração na escolha de uma sociedade. “Não só complementaridade nas áreas de atuação importantes para o negócio, mas também em relação ao perfil de cada sócio”, conta. 

3- Tem capacidade de liderar
A rede de contatos é o principal meio que o empreendedor Jan Riehle, CEO da Itaro, utiliza para buscar sócios. Ele afirma que o fundador precisa buscar o que ele não tem. “Em geral, buscar pessoas que estão com apetite, independentes, de pensamento analítico e carismático. Os sócios precisam ter a capacidade de liderar. Caso contrário, não conseguirão se desenvolver e alavancar ideias e conceitos, o que impedirá que a empresa se torne muito grande”, ressalta. 

4- Não tem medo de você
Para Bruno Golombek, co-fundador da Fanatee, startup especializada em games, na hora de escolher um sócio ele recomenda que o empreendedor busque uma pessoa com quem possa debater. “Acho que deve ser alguém com quem você não tem medo de discutir, nem tende a dominar em discussões. Você vai discutir tudo no começo, portanto é importante que ambos saibam quando ouvir e quando falar, assim como quando bater o pé e quando ceder”, afirma. 

5- Possua características complementares
O empreendedor Arthur Blaj, sócio e diretor executivo da LIVO, focou nas áreas mais importantes da sua empresa na hora de escolher os sócios. Para ele, ter características complementares, a mesma visão de futuro e mesmo momento de vida são fatores cruciais. “É importante que todos saibam o risco que estão correndo e a quantidade de tempo que podem suportar trabalhar com uma remuneração simbólica ou inexistente”, diz.

6- Valoriza seus pontos fortes
Carmelo Queiroz, CEO e co-fundador do Logovia, conheceu seu sócio Pedro Assis na faculdade, mas não eram amigos na época. “Considero um mito que ter um sócio é ruim, ter um sócio é um aprendizado constante e um trabalho de entrega e respeito às características de cada um”, afirma. Para ele um sócio ideal é definido a partir de quatro fatores: valoriza o seus pontos fortes e minimiza os seus pontos fracos, atende as principais necessidades estratégicas do negócio, tem afinidade junto ao projeto e pessoas e é alinhado com os objetivos e metas do negócio. 

7- Saiba ouvir feedbacks
Pessoas que tenham as mesmas expectativas em relação ao negócio, perfis complementares e com bom relacionamento são alguns pontos essenciais na busca de um sócio. Além desses fatores, Ricardo Moraes, cofundador da Memed, acredita que é preciso ser uma pessoa com quem você possa conversar. “Tenha por perto pessoas que você possa dizer o que está sentindo sobre os negócios, que saiba ouvir feedbacks e devolver pontos de desenvolvimento importantes para sua vida profissional”, afirma. 

8- É diferente de você
Motivações e expectativas alinhadas, confiança, comunicação clara, culturas e valores semelhantes são alguns pontos que Bruno Yoshimura, cofundador e CTO do Kekanto, acham essenciais para escolher um sócio. “Ser diferente às vezes é bom. Ter apenas sócios conservadores ou apenas agressivos pode ser ruim. Alguém tem que bancar o diabinho e alguém precisa bancar o anjinho para ter uma empresa equilibrada”, ensina.

9- É pró-ativo
Patrick Nogueira, CEO e fundador da Baixou, startup especializada em ferramentas online que monitoram a variação de preços de produtos, conta que é preciso ter muita confiança na hora de escolher um sócio. “Além disso, precisa ser pró-ativo e determinado para atingir os objetivos da empresa”, completa. 

10- É honesto
Daniel Muniz Silva, fundador da VaiMoto, acredita que escolher um sócio é mais difícil do que uma pessoa para se casar. “Já tive experiências anteriores em que a empresa começava super bem, todos os sócios comprometidos e apaixonados, e no desenrolar do desafio, as sinergias sumiam e os problemas começavam a aparecer”, explica. Para ele, um sócio precisar ter honestidade e ética.

11- Tem a sua confiança
A história do Have a Nice Beer, clube online de cervejas especiais, começou quando Rafael Borges presenteou Pedro Meneghetti (foto) com o livro “1001 cervejas para beber antes de morrer”. Eles são amigos de infância e perceberam que precisavam de um sócio para cuidar da parte de tecnologia da empresa. “O sócio ideal é uma pessoa que possui conhecimentos e habilidades complementares às suas e, acima de tudo, seja de sua extrema confiança", explica Meneghetti.

12- Tem valores similares
O conhecimento técnico e a empatia demonstrada nas conversas foram essenciais para que Eduardo Grinberg, cofundador da PiniOn. Além disso, saber se os valores do potencial sócio são similares ao seu é essencial. “Você vai passar por situações difíceis nos próximos meses ou anos ao lado da pessoa, e é importante não deixar para realmente conhecer alguém em um momento chave”, recomenda.

13- Tem a mesma visão que você

Para Ofli Guimarães, sócio fundador da startup Meliuz, o sócio ideal é aquele que sabe exatamente o que quer e está disposto a se dedicar para alcançar o mesmo objetivo. “Acredito que o mais importante é que os sócios tenham uma mesma visão de longo prazo, o mesmo objetivo, caso contrário a sociedade não será sustentável ao longo do tempo”, afirma.

Fonte: exame.abril.com.br

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